Mulher Virtuosa (cont.)




Joquebede/ Uma Mãe Diligente, “ou seja” Uma Mãe Dedicada.


Vivemos em um tempo, em que vemos e ouvimos notícias de mães abandonando seus filhos como se fosse um saco de lixo, ou mesmo fazendo abortos como se aquela vida não tivesse importância nenhuma, sem razões ou motivo que justifique tais atitudes. Devemos parar para pensar sobre estas mães, que matam seus filhos, no que seriam se eles estivessem vivos. Já pensou, o que seria do povo Judeu se a mãe de Moisés o tivesse matado ou mesmo não tivesse agido para salva-lo.
Nesta edição falaremos sobre mas, uma Mulher Virtuosa a mãe de Moisés Joquebede. Uma mulher que recebeu um presente Maravilhoso de Deus.
Moisés apresentou sua mãe como descendente de Levi (Êx.2.1). Enquanto escrevia a historia de sua nação, ele teve o cuidado de identificar suas origens. O marido de Joquebede foi colocado em uma posição que o pensamento hebraico mas tarde rotulou como “sacerdotal”, mas até o aparecimento de Arão e Joquebede, o nome de Levi significava violência e vingança.
O pensamento hebraico com frequência equipara riqueza a filhos, a promessa de Deus a Abraão. Observe a iniciativa dessa mãe levita. Ela concebeu... deu à luz um filho... vendo que era formoso “Ou seja” que era lindo...tomou um cesto de junto...pondo nele o menino. Essas atitudes denotam uma mulher de fé corajosa e centrada. Sua motivação e os resultados são esclarecidos pelo autor de Hebreus (veja Hb.11.23-27). Ela driblou o decreto que ordenava que matasse seu bebê: cumpriu a lei ao coloca-lo no rio Nilo, mas cercou-o de proteção, incluindo até a irmã para vigiá-lo, demonstrando fé.
O pensamento ocidental não consegue compreender as táticas aterrorizantes dos Faraós. Idolatras e corruptos, sentiam desprezo pelo misterioso Deus de seus escravos israelitas. Ódio, hostilidade e trabalho árduo era uma realidade. Mesmo assim, uma mulher agiu como mãe cuidadosa e diligente, sobrepujando a maldade que a cercava. Deus viu seu coração, ouviu suas orações e interveio em seu favor. Sua fama subsiste através de seus notáveis filhos. Deus honrou seu firme propósito usando um deles para liberta os hebreus da escravidão egípcia e designando outro, Arão, para sumo sacerdote. Sua irmã, Miriã, tornou-se líder das mulheres hebreias, e toda família da tribo de Joquebede foi escolhida por Deus para liderar os rituais de adoração a ele.
Joquebede serve de modelo para as mulheres contemporâneas por sua coragem contagiante de temer a Deus, em vez de aos homens, e por sua fé firme nas promessas e providência divina. O autor de Hebreus registra que Moisés saiu do Egito não ficando amedrontado com a cólera do rei e seus pais, antes dele, não ficaram amedrontados pelo decreto do rei. O importante não é tanto quem você é, mas o que você faz para enfrentar os desafios e responsabilidades que apresentam. Joquebede cumpria seu papel de mãe com muita seriedade, criando seu filho com consciente e dedicação ao Senhor. Certamente, ela deve ter sido a maior influência diante de Deus na preparação desses filhos para as enormes tarefas que o Senhor deu a cada uma na liderança e libertação de seu povo.
Resumindo a vida de Joquebede vemos que ela...
1- Foi uma mulher que amava a Deus e também amava seu filho;
2- Foi uma mulher corajosa ao esconder seu filho dos soldados de Faraó;
3- Foi uma mulher de fé. Ela creu que o Senhor resolveria este grande problema;
4- Assim como Ana, ela entregou seu filho Moisés ao Senhor confiando que Deus tinha o melhor para ele.

Vamos fazer o mesmo que Joquebede. Ser mulheres de fé, confiantes que o Senhor está controlando nossas vidas, de nossos filhos e maridos, de toda a família.
Sejamos corajosas, fortes, sábias e entreguemos nossos filhos nas mãos do Senhor.

 A Mulher que quer fazer diferença deve buscar força interior em lugar de autossuficiência.

Joyce B. Gage.




Laudicéa Góis


Texto extraído da Bíblia da Mulher.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher Virtuosa - Débora Uma Juíza Ilustre

NOSSO CRISTIANISMO SERÁ PESADO EM BALANÇA JUSTA E FIEL

A MULHER VIRTUOSA